0800 778 5005

DICAS

Escolhendo tecidos e tamanhos

A Casa Almeida, em parceria com a Buddemeyer, oferece os melhores tecidos produzidos no mundo, que utilizam matérias primas de primeira linha. São produtos confeccionados somente em algodão de fibra longa e fios penteados, que produzem fios mais finos e oferecem maior maciez e conforto. Os lençóis podem ter os seguintes tipos de tecido:

Percal: Possui uma trama plana e simples, mas tem boa durabilidade. É muito usado nos lençóis com bordados ou com desenhos.

Acetinado: Os acetinados são sempre confeccionados com o nobre algodão egípcio, tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos.

Adamascados e Jacquard: A trama do Jacquard é feita em um tear especial. O tear de jacquard foi inventado no século XVI, permitindo que o desenho fosse incorporado ao tecido e não impresso, conferindo maior elegância aos tecidos com tramas e desenhos. O adamascado é um tipo de jacquard com acabamento delicado e de ótima sensibilidade ao toque, formando desenhos ou listras em tom sobre tom.

Seda: um fio obtido a partir dos casulos do bicho da seda. É um tecido que proporciona mais movimento, leveza, conforto e maciez.

Linho: tecido nobre em fibra natural que oferece toque macio. Além de favorecer o sono, é antialérgico e antibactericida. Pele de Pêssego: suave aflanelado com toque térmico e sensação única.


Número de fios

E quanto ao número de fios? Qual a diferença entre eles? A quantidade de fios por polegada determina a maciez e a durabilidade do tecido? É corrente o pensamento de que a quantidade de fios de um lençol é, por si mesma, indicativo de maciez e qualidade. Na verdade, é comum achar que um tecido de 1000 fios tem mais qualidade do que um de 300 fios. Porém, tecidos com muitos fios ficam pesados, são bastante fechados e espessos, dificultando a passagem do ar. É como se o tecido não ?respirasse?. Estes são os lençóis indicados para o inverno.

No Brasil, nosso clima pede tecidos mais leves e confortáveis, fios mais finos e penteados como o percal 200 fios. O lençol mais delicado e macio tem no mínimo 200 fios por polegada.


Toalhas de banho

Os fios de uma toalha são formados pelo entrelaçamento das fibras do algodão, tal como uma trança de cabelos. A Casa Almeida só utiliza puro algodão com fibras longas, das melhores safras e com origem garantida. Somente o algodão de fibra longa produz fios de alta qualidade e com baixa incidência de pilling ? aquelas bolinhas que surgem quando as fibras se soltam. Nas toalhas são usados dois tipos de fios: penteado e algodão egípcio.

O fio penteado é um processo que se penteia o fio, dando brilho e eliminando as impurezas e fibras mortas. As toalhas confeccionadas com este tipo de fio tem excelente maciez, volume, brilho e alta durabilidade.

Já o algodão egípcio, considerado o melhor do mundo, possui uma fibra mais longa do que qualquer outro. Seu toque, brilho e volume são inconfundíveis. É importante lembrar que toalhas de banho ou roupões de qualidade já possuem alto poder de absorção desde a primeira utilização e não encolhem após a lavagem feita em casa, pois foram previamente lavadas e encolhidas.


Toalhas de mesa

Existem basicamente três formatos, que correspondem às formas das mesas: quadradas, redondas e retangulares. Os tamanhos seguem o número de lugares disponíveis na mesa. As dimensões padrão são as seguintes:

  • Mesa de 4 lugares: toalha quadrada de 1,40m x 1,40m, redonda de 1,55m de diâmetro e toalha de chá quadrada de 70cm x 70cm.
  • Mesa de 6 lugares: toalha retangular de 1,40m x 2m e redonda 1,78m de diâmetro.
  • Mesa de 8 lugares: toalha quadrada de 2,20m x 2,20m e retangular 1,55m x 2,5m.
  • Mesa de 12 lugares: toalha retangular de 1,80m x 3,20m.

Limpeza e conservação

Troque toalhas e lençóis de cama ao menos uma vez por semana.

Antes da lavagem, verifique a etiqueta de cada produto.

As toalhas de mesa devem ser passadas sem dobras, de modo que somente ao final da passagem ela seja dobrada. O objetivo é evitar o aparecimento de vincos e dobras muito marcadas.

Os lençóis podem ser lavados a máquina. Se usar secadora, não deixe as peças secarem demais. Facilite a passagem a ferro passando as peças com vapor.

Deixe seus lençóis com um cheiro agradável utilizando água de passar. Cuidado ao passar bordados para não desfazê-los.

Jamais passe a ferro uma peça manchada, ainda que já tenha sido lavada. Manchas submetidas a altas temperaturas penetram mais na peça e são de dificílima remoção. Antes de passar, remova a mancha e lave novamente.

Toalhas de banho e roupões não precisam ser passadas. O vapor do ferro facilita a formação de mofo.

Peças em cores escuras devem ser lavadas separadamente.

Durante a lavagem, pode-se utilizar amaciante. Porém, respeite a quantidade indicada na embalagem do produto. O uso do amaciante em excesso reduz o poder de absorção de toalhas de banho.

Produtos como bronzeadores, maquiagem, cremes clareadores de pelo e cabelos, cremes para acne feitos a base de peróxido de benzoíla, produtos a base de cloro ou hipoclorito de sódio podem causar manchas irreversíveis ao enxoval. Leia as embalagens para evitar surpresas desagradáveis.


Organização das roupas no armário

A organização, a limpeza e o acondicionamento adequado de todo o enxoval contarão muitos pontos para que ele tenha uma vida útil longa. Para que seu enxoval esteja sempre limpo, organizado e conservado, siga estas dicas:

O melhor local para organizar toalhas e jogos e lençol são prateleiras de armários fechados.

Organize as toalhas por jogos: toalhas de banho + toalhas de rosto + piso dobradas e organizadas num único volume.

Da mesma forma, organize os lençóis por jogos.

Sempre disponha as peças nas prateleiras de forma que os modelos possam ser facilmente identificados.

Podem-se organizar jogos de toalhas e lençóis em capas protetoras específicas para esta finalidade. As capas devem ser confeccionadas em tecido e terem a parte superior de plástico transparente, para facilitar a visualização do modelo.

Toalhas de mesa e jogos americanos ficam mais bem organizados em gavetas.